Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/06/2018
Idade : 28
Ver perfil do usuáriohttp://astroce.forumeiros.com

Adaptando Fonte de PC: Conectores Molex para Sata

em Dom Jul 01, 2018 12:38 pm
Esta dica é para aqueles que possuem uma fonte de alimentação de PC desktop, antiga, porém funcionando.
Nas fontes antigas é comum haver um número limitado de conectores tipo Sata, já que em muitos modelos o conector predominante é o do tipo Molex, aqui você poderá ter uma conexão Sata a mais em sua fonte sem a necessidade de comprar adaptadores.
É um procedimento fácil para aqueles que entendem um pouco de eletrônica  já que ambos utilizam os mesmo cabos de energia, com a mesma tensão. Mas antes disso vamos dar uma relembrada rápida sobre fonte de alimentação e como seu circuito funciona, assim fica mais fácil entender caso precise fazer outras adaptações futuras por aí.

A fonte é responsável por converter os 110v ou 220v da rede elétrica (tensão alternada) para 12v, 5v e 3.3v que é a tensão de trabalho da maioria dos componentes dos circuitos do pc, a fonte também filtra e atenua picos de tensão.

A imagem abaixo mostra as tensões de cada pino da fonte.



Em resumo essas são as mesmas tensões que podemos achar nos cabos onde vão os conectores, onde os principais são o cabo vermelho +5V, amarelo +12V e preto que é GND(Terra).

Para fazer a adaptação de um conector Sata no lugar de um Molex é preciso apenas de uma fonte que possua conector Sata que você não usa mais ou esteja queimada e deixada de lado.

Conector Molex


Conector Sata



Vamos aos procedimentos:

1° Pegue a fonte antiga que não usa mais e com um alicate corte todos os cabos que se conectem ao plug Sata dando o máximo de distância do mesmo, assim você evita que o cabo fique muito curto.

2° Na fonte que você trocar seu Molex pelo Sata, corte com alicate os cabos que se conectam ao plug Molex, corte o mais próximo possível da extremidade do plug.

3° Tendo o plug Sata em mãos e só emendar os fios dele com os que eram ocupados pelo do Molex,  você pode fazer a isolação com o tubo termo retrátil ou com a fita isolante mesmo. É importante que você emende os cabos com outros cabos de mesma cor, pois cada cor representa um valor de tensão diferente.  


Pronto você tem mais um conector Sata adicionado ao seu PC, em caso de dúvida use o multímetro para conferir as tensões.

Se tiverem outras dicas do mesmo tipo por favor postem.

Abs
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum